CISP Camaçari promove Seminário sobre Segurança Pública

Cisp convida Poder Público e sociedade civil a traçarem estratégias para fortalecer a Segurança Pública em Camaçari.

2016_09_15foto_geralRepresentantes de instituições públicas, prefeituráveis, acadêmicos e sociedade civil organizada se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) para traçar estratégias de fortalecimento da segurança pública e combate à violência no município de Camaçari. As discussões ocorreram durante o I Encontro de Segurança Pública e Municipalidade, promovido pelo Ministério Público estadual, por meio do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) Regional, que convidou os atores sociais para construir um Plano Municipal de Segurança em longo prazo.

A iniciativa busca aproximar a comunidade local do Poder Público que, juntos, poderão traçar estratégias de prevenção como, por exemplo, ações educacionais para crianças e jovens -e de combate à violência na cidade, que possui número elevado de homicídios. “O fenômeno da violência e criminalidade não pode ser enfrentado de maneira satisfatória a partir de ações isoladas. A prevenção é imprescindível para reduzir os índices de criminalidade”, afirmou o promotor de Justiça Adalto Araújo Silva, organizador do evento. Ele registrou ainda a necessidade primordial do engajamento da Administração Municipal, que tem importante papel na promoção da paz e segurança territorial.

Durante os debates, o procurador de Justiça Geder Gomes, coordenador do Centro Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), apresentou a estrutura e resultados já alcançados pelo Cisp. Para ele, o evento aprofundou a discussão de um tema novo, o da municipalização da Segurança Pública com a presença de candidatos, na oportunidade das eleições municipais no ambiente do Cisp. “Tivemos a oportunidade de tratar do tema em um momento oportuno, com a maior participação popular durante as eleições e num ambiente que congrega todas as instituições envolvidas na Segurança Pública”.

Fernando Cesar Zarantonello, do Ministério da Justiça, parabenizou a discussão em conjunto. “É de grande relevância ouvir as demandas, apresentar aos candidatos e buscar firmar compromisso com o novo gestor para que ele tenha visão mais estratégica do papel do Município na Segurança”, destacou, apresentando ferramentas de construção do Plano Municipal. O Encontro, que contou com a participação da professora Ivone Costa, da Universidade federal da Bahia (Ufba), segue até amanhã, quando os prefeituráveis receberão relatórios com propostas de ações de políticas públicas. Na oportunidade, serão apresentados os desdobramentos do “Projeto Integração de Políticas Públicas para Paz e Cidadania”. O evento contou com a participação da Prefeitura de Camaçari, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo