Causas e consequências da violência no Brasil são debatidas em seminário no Ministério Público estadual

Redatora : Milena Miranda

Com o objetivo de discutir as causas e consequências da violência no Brasil, está sendo realizado hoje, dia 2, e amanhã, dia 3, o evento ‘Diálogos Públicos Ministério Público e Sociedade: Polícia Democrática e Direito à Segurança’, na sede do Ministério Público estadual, no CAB. Depois de passar pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o evento chega a Salvador reunindo representantes de movimentos sociais, operadores dos sistemas de justiça e segurança pública, pesquisadores, juristas e gestores governamentais.

O evento é uma realização do Ministério Público Federal (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Instituto Sou da Paz e do Núcleo de Estudos de Violência da USP. Na Bahia, a atividade conta com a parceria do Ministério Público Estadual e da Procuradoria da República.

A programação do evento foi aberta com o painel ‘Políticas de pacificação em segurança pública no atual quadro constitucional: possibilidades e limites’, que teve como moderadora Mariana Possas, da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Dentro do painel, houve a apresentação do coronel da Polícia Militar Lázaro, representando a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que apresentou os resultados e desafios do programa ‘Pacto pela Vida; Marcos Rezende, do Coletivo de Entidades Negras, que falou sobre o impacto do ‘Pacto pela Vida’ no cotidiano da violência da periferia; e Jacqueline Muniz, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresentou o tema As políticas de pacificação como alternativa às reformas institucionais. Sucesso possível ou fracasso anunciado?’.

Pela tarde, debate de temas como controle externo da polícia e dimensões sociais e políticas da violência. O evento continua até amanhã, dia 3, e discutirá temas como a morte sistemática da juventude negra, o impacto da guerra às drogas para o aumento do encarceramento, os desafios para o efetivo controle da atividade policial e as condições de quem vive entre a violência do Estado e do crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo