Reunião do Cisp define detalhes de segurança para festejos juninos em Riachão de Jacuípe

Segurança Pública 21/06/2023 – 17:35 Redator: Bruna Bitencourt*

Uma reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Csip) foi realizada dia 20.06.23, em Riachão de Jacuípe, com a participação dos promotores de Justiça Luciano Medeiros Alves da Silva e Analízia Freitas César Júnior. Durante a abertura, Luciano Medeiros apresentou aos participantes o funcionamento do comitê e as estratégias pensadas para a segurança nos festejos juninos do município. 

Foram discutidos assuntos como a necessidade de reforço policial na revista de entrada ao evento, sendo confirmado pelo prefeito a contratação de segurança terceirizada para suprir a demanda. Além disso, foi abordada a liberação de cooller para os foliões que comparecerem à festa, com a ressalva à proibição de garrafas de vidro e materiais que coloquem em risco a segurança daqueles que participam dos festejos. 

Foi acordado que 100 banheiros químicos divididos entre feminino e masculino serão alocados para uso durante o São João. Os moradores da praça Landulfo Alves serão os únicos autorizados a acessar a praça com veículo, havendo um guincho para retirar os que estiverem ocupando o espaço de forma irregular. Sobre a decoração dos camarotes, será preciso laudos profissionais e uso de materiais que estejam na lista de liberações do Corpo de Bombeiros.

* Estagiária em Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927) Bruna Bitencourt*

Comitê Interinstitucional de Segurança Pública é implantado em Mata de São João para fortalecer combate à violência

O Ministério Público estadual, por meio da 3a Promotoria de Justiça de Mata de São João, promoveu hoje, dia 10, uma reunião para implementação do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp), no Município de Mata de São João. Presidido pela promotora de Justiça Karinny Peixoto, o encontro teve como objetivo apresentar o Cisp, que tem entre suas atribuições promover a atuação integrada dos órgãos e entidades que compõem o Comitê; fortalecer redes de cooperação para apoiar a ação dos órgãos; propor e viabilizar uma agenda estratégica em contribuição à temática de segurança pública; e estimular o intercâmbio de experiências com órgãos e entidades voltados às questões de segurança pública, dentre outros.

“O Município vive um momento delicado em termos de segurança pública, e o Comitê permitirá uma comunicação mais efetiva entre os órgãos que atuam na área para que soluções sejam buscadas de forma conjunta, contribuindo com uma ação mais rápida e eficiente do sistema criminal e de defesa social de Mata de São João’, destacou a promotora de Justiça Karinny Peixoto. Também estiveram na abertura os promotores de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp); e Luiza Amoedo; a juíza Lúcia Cavalheiro de Macedo; o presidente da Câmara de Vereadores, Elinaldo Rodrigues; o prefeito do Município, João Gualberto; o advogado Eduardo Requião; os delegados da Polícia Civil, Euvaldo Costa e Aymara Bandeira; o capitão da Polícia Militar Paulo Roberto Passos, representando o comandante Botelho; e a conselheira tutelar Diana Azevedo. A reunião contou ainda com a presença de integrantes da sociedade civil, que acompanharam e deram sugestões para diminuir os índices de violência na cidade.

“A implantação do Cisp é uma importante contribuição do Ministério Público da Bahia para a cidade de Mata de São João, na medida em que o comitê possibilitará o diálogo permanente entre os atores locais que compõem o Sistema de Justiça e defesa social, fomentando soluções ágeis e desburocratizadas para muitos problemas da segurança pública da localidade”, destacou o promotor de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, coordenador do Ceosp. Ele destacou ainda que Alagoinhas e Serrinhas foram pioneiros na instalação de Cips e que nesses municípios houve redução de homicídios após a instalação dos referidos comitês.

Além do MP, integram o Cisp de Mata de São João a prefeitura Municipal de Mata de São João; a Secretaria Municipal de Administração e Finanças; a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza; a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; a Secretaria Municipal de Educação; a Câmara de Vereadores de Mata de São João; o Conselho Tutelar; a 53a Cia Independente da Polícia Militar de Mata de São João; a 36a Delegacia Territorial de Polícia Civil; a Delegacia de Proteção Ambiental; e a Ordem dos Advogados do Brasil (subseção de Camaçari).

 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo