Segurança pública e prevenção de crimes serão foco de seminário em Teixeira de Freitas

Redator: Caroline Magalhães – estagiária de Jornalismo*
 

A segurança pública no município de Teixeira de Freitas será discutida em um evento organizado pelo Ministério Público estadual nos dias 10 e 11 de setembro, no auditório da Faculdade Pitágoras. Na programação do evento estão confirmadas quatro palestras com especialistas nas áreas de criminologia, justiça restaurativa e gestão de segurança, entre eles membros do MP. Na terça-feira, o analista de sistemas e oficial da reserva Aldo Ferreira apresentará os resultados da política de segurança pública de Pelotas, município do Rio Grande do Sul; e o psicólogo Paulo Henrique Moratelli falará sobre a justiça restaurativa e a segurança pública como forma de prevenir e transformar crimes e conflitos. Já na quarta-feira, a advogada Maria Gabriela Oliveira ministrará palestra sobre a importância do planejamento urbano e seus reflexos na situação criminal, enquanto o promotor de Justiça José Dutra de Lima abordará a estratégia de responsabilização como proposta para reduzir crimes em Teixeira de Freitas.

O seminário em Teixeira de Freitas será realizado pelo MP através do programa “Segurança Pública Integrada – Regionalização do Cisp”, que procura criar uma rede integrada entre os chamados Comitês Interinstitucionais em Segurança Pública Regional (Cisp). Atualmente presentes em mais de 30 Promotorias Regionais na Bahia, os comitês articulam estratégias para reforçar a segurança da população em cada região a partir da reuniões com diferentes órgãos que lidam com o tema.

CISP

Dois novos Cisps foram instituídos pelo MP em agosto. O primeiro, em Entre Rios, foi estabelecido no dia 5 de agosto. No primeiro encontro do comitê, os promotores de Justiça Dário José Kist e Gilber Santos ressaltaram a importância do trabalho em grupo e apresentaram ações de sucesso já aplicadas em outros comitês na Bahia a serem consideradas pelos presentes. Na quarta, dia 28  de agosto de 2019, ocorrerá a próxima reunião do grupo.  Já o segundo foi o Cisp Regional de Catu, criado ontem (22). O órgão reunirá membros da Promotoria de Justiça na cidade, da Polícia Militar, da Associação de Moradores, do governo municipal, do Conselho de Segurança de Catu e de mais organizações.

 

*sob supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo